Afinal, você sabe o que é Marketing Digital?

20 de março de 2018
mercado

Atualmente a internet é considerada a maior fonte livre de informação e desde que ganhou essa importância, empresas começaram a investir em peso no marketing digital.

Mas afinal, o que é Marketing Digital? Como o próprio nome diz é promover o marketing no meio digital através de inúmeros tipos de ações. A internet se tornou presente no dia-a-dia das pessoas mesmo que inconscientemente e possibilitou uma maior interpretação e compreensão das necessidades dos consumidores. Investir nessa área é essencial para se destacar no mercado.

A partir do momento que existe a possibilidade do consumidor ter um papel mais ativo e exigente na compra através da internet, o marketing digital é uma grande oportunidade para as empresas consolidarem suas marcas e aumentarem suas oportunidades de negócios se aproximando cada dia mais do seu público alvo, através de uma interação íntima e diferenciada.

O Marketing Digital inclui diversas frentes de atuação:

Marketing de Conteúdo
Gerar um conteúdo relevante, agregando valor para as pessoas e criando uma percepção positiva da sua marca, é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potencias clientes. O blog, por exemplo, é um dos formatos mais utilizados e eficientes para divulgar a informação que você gera. Para isso, é importante definir bem suas pautas, manter um ritmo de postagens bem definido e utilizar as técnicas de SEO.

Email Marketing
O E-mail Marketing é uma das ferramentas indispensáveis para atingir uma grande parte do público, criar e cultivar relacionamento com os seus clientes e também complementar campanhas iniciadas em outras plataformas. Geralmente, seu conteúdo é utilizado para enviar promoções, com o propósito de construir confiança e divulgar a marca.

Redes Sociais
A principal vantagem que estimula as empresas a estarem presentes nas mídias sociais é o número altíssimo de usuários presentes. Além disso, é um canal que permite uma grande promoção, e pode ser utilizado para promover a marca, seus produtos e conteúdo. Uma boa ferramenta de agendamento e monitoramento de mídias sociais é imprescindível para acompanhar as estatísticas e otimizar cada vez mais suas publicações.

Otimização de Conversão – CRO
Essa ferramenta é um conjunto de técnicas e estratégias a fim de fazer com que uma maior parte dos seus visitantes realizem e concluam uma ação. Essa ação pode ser desde uma compra, a um cadastro ou um envio de formulário, por exemplo.

Marketing de Busca – SEM
Marketing de Busca são as estratégias e técnicas utilizadas para posicionar um conteúdo nos buscadores, como por exemplo, fazer com o que seu conteúdo apareça nas primeiras páginas do Google, Yahoo e Bing.